AMAZÔNIA EM CASA: DELIVERY DO PIRARUCU SELVAGEM DE MANEJO NO RIO DE JANEIRO

Peixaria Só Peixe faz entregas no Rio de Janeiro. Foto Rodrigo Azevedo

Saiba como pedir o peixe amazônico sustentável com conforto e qualidade – Por Renata Monti – 22.06.2020

De festival a receitas inusitadas, o pirarucu selvagem de manejo sustentável conta com diversas formas para chegar à sua casa. De 25 de Junho a 19 de Julho, o Gosto da Amazônia participa do Festival Delivery do Rio Gastronomia, que tem como objetivo apoiar bares e restaurantes cariocas. A peixaria Só Peixe faz entregas dos cortes de lombo e barriga de pirarucu, com a intenção de valorizar o consumo doméstico do peixe. As encomendas podem ser feitas pelos telefones (21) 2502-7885 e Whatsapp (21) 98312-3046.

Fã de pirarucu desde a juventude, a médica e professora universitária Ivani Bursvtyn é cliente da Só Peixe e costuma prepará-lo no forno ou empanado. “Meu pai passou um tempo trabalhando entre o Rio e Manaus. E minha mãe sempre foi uma pessoa dos paladares. Ela trazia o pirarucu na bagagem naquela época, em um isopor para ser transportado no avião. Desde aquele período, vejo que não tem peixe melhor. O sabor e a consistência do pirarucu são únicos. No forno, ele não desaparece, e em isca é muito saboroso”, garante Ivani.

Para quem deseja provar o pirarucu numa versão bem brasileira, o chef Marcelo Barcellos, do restaurante Barsa, um dos chefs embaixadores do peixe, aposta na moqueca de pirarucu selvagem, trabalhada no hadock e finalizada com camarão. O prato é acompanhado de arroz marroquino e farofa panko na manteiga de ervas com açafrão. As encomendas estão disponíveis pelo WhatsApp (21) 97001-3949 e os pedidos devem ser feitos com antecedência, pois o cardápio varia semanalmente, com entregas às sextas, sábados e domingos.

“É um peixe sensacional, com aceitação maravilhosa do público. Desde o início da quarentena, os pedidos se esgotam rapidamente quando colocamos o pirarucu selvagem de manejo sustentável no cardápio. Vários clientes estão se surpreendendo com o sabor, escutei de mais de um que é o melhor peixe que já comeram na vida”, elogiou o chef.

Moqueca de pirarucu do Barsa Restaurante. Foto Rodrigo Azevedo

O economista Luiz Fux provou e aprovou a moqueca do chef Barcellos, tanto que já pediu o prato duas vezes.

“Comi o pirarucu durante uma viagem a Manaus. Adorei, fiquei fascinado, mas infelizmente aqui no Rio não tínhamos acesso ao peixe. Ele tem um sabor único e é preparado de forma fantástica pelo chef Marcelo, gosto muito. Fico feliz que o Gosto da Amazônia ajude a preservar a Floresta, e que também nos dá a oportunidade de degustar o pirarucu no Rio de Janeiro”, elogiou o economista.

Quem prefere um toque francês, o chef Frédéric Monnier, também embaixador do pirarucu de manejo, inova na produção de rillettes, terrines, patês e conservas com o peixe selvagem. Todos são feitos artesanalmente pelo chef, conhecido por ter passado por restaurantes premiados no Rio. São três receitas que mesclam técnicas francesas com o peixe amazônico: rillette de pirarucu (cozido no forno e depois desfiado, com limão, sal e azeite), pirarucu marinado no limão e pirarucu selado no azeite com açafrão e legumes. As encomendas podem ser feitas diretamente com o chef pelo WhatsApp: (21) 99761-8589.

Patês, rilettes e conservas de pirarucu do chef francês Frédéric Monnier. Foto Rodrigo Azevedo

“Pela experiência que tive na Amazônia, já havia feito alguns testes e descobri que o pirarucu é um peixe de sabor neutro, bom para vários preparos. Escolhi o lombo e a barriga para essas receitas, que são excelentes por terem uma consistência firme”, explicou Monnier.

Em breve, o pirarucu selvagem de manejo sustentável da Amazônia estará disponível também em São Paulo.