APRENDA RECEITAS FÁCEIS COM O PIRARUCU SELVAGEM DE MANEJO SUSTENTÁVEL DA AMAZÔNIA

Pirarucu grelhado com arroz de moqueca. Foto: Ricardo D'Angelo

Gosto da Amazônia estreia série no site com preparos descomplicados – 16.12.2020 – Por Renata Monti

Com o aumento do interesse pelo pirarucu de manejo sustentável, o Gosto da Amazônia acaba de inaugurar no site uma série com dez receitas práticas e fáceis para preparar em casa. A cada semana, haverá uma nova publicação, que além do modo de preparo descomplicado trará as informações nutricionais. As dicas vão desde petiscos, como iscas empanadas de pirarucu, a lanches, como o sanduíche com molho picante de ervas, até principais, como o pirarucu grelhado com arroz de moqueca.

Clique e confira todas as receitas!

A chef Danielle Massa, que realizou testes com o peixe e executou as dez receitas, elogiou o potencial do pirarucu para a gastronomia, considerando o seu sabor delicado, mas com personalidade.

“O pirarucu possui uma textura extraordinária, que nos permite desenvolver diversas preparações. É ótimo para assados, grelhados, cozidos, enfim, apresenta muitas possibilidades”, destaca.

Iscas de pirarucu selvagem da Amazônia. Foto: Ricardo D’Angelo

Nos preparos, a chef utilizou cortes como a barriga e o lombo, e se surpreendeu com os resultados:

“A barriga possui uma camada de gordura que trás muito sabor quando preparada em baixa temperatura. Essa gordura deixa o peixe mais molhadinho e garante um resultado incrível. Já o lombo é extremamente suculento, diferente do que costumamos encontrar nos outros peixes, o que o torna muito atrativo para desenvolver preparações e apresentações diferenciadas. No processo de cocção, ele mantém o formato e corte, diminuindo perdas”, explicou a chef.

Onde comprar o peixe:

Em São Paulo, o pirarucu está à venda nos Institutos Chão, Feira Livre e Baru, associações sem fins lucrativos que trabalham com produtos orgânicos e da economia solidária. A Biobá é a distribuidora em SP para hotéis, bares e restaurantes: (61) 98441-4535 ou e-mail: bioba@bioba.com.br. No Rio de Janeiro, a Só Peixe aceita pedidos pelo telefone (21) 2502-7885 e Whatsapp (21) 98312-3046.

Receita: Pirarucu grelhado com arroz de moqueca

Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

400g de lombo de pirarucu

250g de arroz

50g de pimentão amarelo

50g de pimentão vermelho

100g de cebola

100g de tomate

2 dentes de alho

100ml de leite de coco

20ml de azeite de dendê

20ml de azeite de oliva

Salsa a gosto

Coentro a gosto

Pimenta a gosto

Pimenta do reino a gosto

Sal a gosto

Modo de preparo:

Corte o lombo de pirarucu em postas, tempere o peixe com sal, limão e pimenta do reino. Corte os legumes em cubos pequenos. Refogue a cebola com o azeite de oliva e o azeite de dendê, junte o alho e doure. Adicione os pimentões e o tomate para refogar. Acrescente o lombo de pirarucu e 100 ml de água, cozinhe por 15 minutos. Retire o peixe, junte o arroz e 200ml de água para cozinhar. Quando a água secar, acrescente o leite de coco. Tempere com sal, pimenta e suco de limão. Quando o arroz estiver cozido, adicione salsa e coentro.

Receita: Iscas de pirarucu empanadas

Ingredientes:

800 gramas de barriga de pirarucu

½ litro de limão

Pimenta do reino branca a gosto

Sal a gosto

Empanado:

75 gramas de farinha de trigo

75 gramas de amido de milho

Sal a gosto

3 ovos

200 gramas de farinha panko

Páprica defumada a gosto

5 gramas de alho em pó

1 litro de óleo para fritura

Modo de preparo:

Corte o pirarucu em tiras de aproximadamente 2 centímetros. Tempere com o limão cravo, pimenta do reino branca moída, e sal, deixe marinando por 10 minutos. Bata o ovo e tempere com sal e pimenta. Misture a farinha de trigo com o amido de milho e uma pitada de sal, a páprica defumada e o alho em pó, retire o excesso de líquido do pirarucu, se houver, empane o peixe passando primeiro na mistura de farinha com amido, depois nos ovos batidos e por último na farinha panko.

Aqueça o óleo em uma panela funda, mantenha o fogo médio, frite pouca quantidade por vez, até dourar. Escorra o excesso em um papel toalha.

Molho:

Em um liquidificador, bata todos os ingredientes. Ajuste o sal e a pimenta e sirva com as iscas fritas.