Gosto da Amazônia é protagonista no almoço da Ilha de CARAS

Menu assinado pelo chef Écio Cordeiro de Mello celebrou a culinária brasileira com propósito e sustentabilidade

Texto: Fabíola Abess | ASPROC – Publicado em: 13.06.2025

O pirarucu selvagem de manejo sustentável da marca Gosto da Amazônia foi o destaque principal do almoço especial que marcou o retorno da temporada 2025 da Ilha de CARAS, em Angra dos Reis. O evento, realizado no início de abril, celebrou a gastronomia brasileira com foco em sustentabilidade e valorização da sociobiodiversidade amazônica.

Assinado pelo chef Écio Cordeiro de Mello, o menu apresentou um prato principal sofisticado: Lombo de Pirarucu ao Molho de Tucupi Preto e Purê de Cará, harmonizado com vinhos selecionados e servido em um ambiente exclusivo. A curadoria gastronômica do evento ficou a cargo de Maria Helena Esteban, que reuniu um time de especialistas para garantir uma experiência única aos convidados.

Chef Écio Cordeiro de Mello quem assinou o menu da noite Foto: YouTube Caras

Inspirada na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a nova temporada da Ilha de CARAS dedicou três dias inteiros à sustentabilidade, com uma programação especial de palestras e workshops realizados em parceria com o Greenpeace e a SOS Mata Atlântica.

A proposta foi mostrar, na prática, como a gastronomia pode ser uma aliada poderosa na valorização de ingredientes com origem responsável. Por isso, a experiência foi além do prato: mergulhou na história de quem produz, conserva e vive da floresta.

Nesse contexto, o manejo sustentável do pirarucu foi apresentado aos convidados por meio de um filme que retratou o peixe, as comunidades envolvidas e uma expedição realizada com chefs brasileiros de diversos estados à região do Médio Juruá — uma das origens do pirarucu Gosto da Amazônia. O pescado também provém de outras áreas protegidas na floresta amazônica, onde mais de 200 comunidades indígenas e ribeirinhas desenvolvem práticas sustentáveis de manejo.

Entre os convidados que participaram do almoço especial com foco em sustentabilidade e valorização da sociobiodiversidade amazônica, estava a apresentadora @gabb, entre outros influenciadores e personalidades da televisão que se encantaram com a potência e delicadeza do sabor amazônico.

Veja como foi esse jantar especial com o pirarucu selvagem de manejo:

“Inauguramos uma nova fase da Ilha de CARAS, alinhando a tradição da marca com temas urgentes como sustentabilidade e responsabilidade ambiental”, destaca Luiz Maluf, CEO do Grupo Perfil, empresa responsável pela publicação da Revista CARAS.

O jantar especial reforçou o compromisso do Gosto da Amazônia com a valorização dos saberes tradicionais da floresta e o desenvolvimento de cadeias produtivas responsáveis, conectando sabor, cultura e consciência ambiental.

Confira o menu que celebrou os sabores da Amazônia com sofisticação e propósito:

Menu do almoço especial

  • Entrada: Salada Vegan com bifum, nirã, cenoura, alho poró, cogumelo, gengibre, shoyo, amendoim e gergelim

  • Prato principal: Lombo de Pirarucu ao Molho de Tucupi Preto e Purê de Cará

  • Sobremesa: Mousse de Chocolate com Flor de Sal

prato principal: pirarucu Gosto da Amazônia Foto: YouTube Caras

A presença do Gosto da Amazônia na Ilha de CARAS simboliza uma nova forma de pensar o luxo: aquele que respeita a origem dos ingredientes, valoriza os modos de vida tradicionais e promove escolhas conscientes. Ao reunir gastronomia, sustentabilidade e visibilidade, a experiência reafirma que proteger a Amazônia também é tendência — e um caminho necessário para o futuro que queremos construir.