Aprenda receitas caseiras com o pirarucu selvagem e sustentável Gosto da Amazônia

Pirarucu com batatinhas à moda belle meunière

Publicado em 10.04.2024. Por: Renata Monty

A versatilidade do pirarucu selvagem Gosto da Amazônia é apontada por chefs e cozinheiros de diversas regiões do Brasil. Com posta alta e sem espinhas, a carne é macia e tenra, indicada para diversos preparos. Em mais uma série especial, a chef Sueli Venâncio, professora do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio, ensina o passo a passo de receitas caseiras com o peixe.

“Neste projeto, focamos em preparos para o dia a dia, simples, e nos surpreendemos com o resultado. É sempre bom trabalhar com o pirarucu, por ser um produto de qualidade e que traz bons resultados”, destacou Sueli.

A barriga é indicada para os preparos na grelha, por ter posta alta, sem espinhas e ser entremeada de gordura. Entre as receitas com o corte, estão o nuggets de pirarucu na AirFryer e o pirarucu assado com creme de cebola.

Nuggets de pirarucu selvagem e sustentável | Foto: SindRio

Já o lombo é considerado um corte nobre, mais magro, com estrutura alta e redonda. É indicado para bifes altos, escalopes ou cortado em cubos para as moquecas e caldeiradas.

Nesta série, a chef desenvolveu o “pirarucu com tomate confit e molho de castanha”, “pirarucu à belle meunière” e o “pirarucu crocante”.

Para o pirarucu ficar ainda mais saboroso, a chef recomenda deixá-lo de molho no limão e acrescentar temperos de sua preferência, como alecrim, manjericão ou páprica.

Pirarucu com tomatinhos cereja | Foto: SindRio

“O pirarucu tem sabor neutro, então é possível utilizar diversos recursos para trazer um sabor diferente”, aponta Sueli.

Veja outras receitas com o peixe no nosso site.