Churrascaria Palace completa 70 anos e aposta no pirarucu selvagem de manejo

Espeto de pirarucu com especiarias da Churrascaria Palace. Foto Fábio Rossi

Com sete décadas de história, a Churrascaria Palace é sinônimo de tradição e bons cortes em Copacabana. Apostando no futuro, a casa serve o pirarucu selvagem e de manejo sustentável da Amazônia em seu tradicional rodízio. O chef Honório Oliveira prepara o peixe no espeto, assado na brasa com ervas e especiarias. 

Como relembra o proprietário da casa, Antônio Saraiva, o pirarucu começou a ser servido na Palace há 15 anos, durante os Festivais de Peixes Amazônicos. Porém, os cortes não eram de manejo sustentável. Quando conheceu o projeto Gosto da Amazônia, que preza pela sustentabilidade na pesca e contribui para a conservação de mais de 11 milhões de  hectares da Floresta, resolveu apostar no pirarucu selvagem e sustentável.

Espeto de pirarucu com especiarias da Churrascaria Palace. Foto: Fábio Rossi

“Participar de um projeto como esse é motivo de orgulho, é o mínimo que a gente pode fazer pelo meio ambiente. O pirarucu é fantástico, funciona super bem em tudo. Na brasa, cozido, curado é sempre saboroso. É ainda um produto totalmente brasileiro, que devemos mostrar para o Brasil e o mundo”, argumenta Antônio.

Entre os clientes da Palace, o interesse é grande, conta o proprietário, que serve bem entre cariocas, turistas estrangeiros e brasileiros.

“O imaginário da Amazônia é enorme. Por isso, sempre que oferecemos a um estrangeiro, eles aceitam e adoram o peixe. Já os brasileiros se encantam com a história do projeto e aprovam o peixe pelo sabor”, conta Antônio.

Salão da Churrascaria Palace após reforma em 2018

Fundada em 1951, a Churrascaria Palace teve o primeiro salão na avenida Princesa Isabel, em Copacabana, onde era conhecida como Churrascaria Leme. Em 1962, foi transferida para a Rua Rodolfo Dantas e, em 1979, passou a se chamar Churrascaria Palace. 

Diversos artistas da Bossa Nova e intelectuais frequentaram o espaço, como Vinicius de Moraes, Amália Rodrigues, Janete Clair, Dias Gomes, Emilio Santiago e o casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai. 

A Churrascaria Palace é especializada em rodízio e tem cortes especiais. Foto: Fábio Rossi

Há três gerações na família de Antônio, foram inúmeros momentos marcantes nas sete décadas de Palace.

Sempre tive uma relação umbilical com a Churrascaria e estou à frente do negócio há uma década. Acho que tivemos um grande salto de hospitalidade durante os eventos esportivos, a Copa do Mundo e as Olimpíadas do Rio. Foi um período mágico, de muita confraternização”, relembra Antônio.

Em 2018, a Palace passou por uma grande transformação, com projeto do arquiteto carioca Chicô Gouvêa. Kitty Paranaguá foi convidada para produzir onze fotos exclusivas para o salão. A reforma deixou o espaço mais moderno e confortável para atender às próximas gerações.   

Onde: Churrascaria Palace. Rua Rodolfo Dantas, 16 – Copacabana. Telefone: (021) 2541-5898. Horário de funcionamento: Diariamente a partir das 12h.