Gosto da Amazônia participa da Semana da Gastronomia Japonesa em São Paulo

Adevaldo Dias, presidente do Memorial Chico Mendes, palestrou na Semana da Gastronomia Japonesa em São Paulo | Foto: Rafael Salvador

Texto: Renata Monty | Publicado em: 03.11.2022

O Gosto da Amazônia participou da 1a Semana da Gastronomia Japonesa, entre 25 de outubro e 1 de novembro, em São Paulo. Promovida pela Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa (ABGJ), a Semana objetivou a disseminação da culinária nipônica, com atividades diversas. A programação contou com Feira de Negócios, degustações e jantares, além de workshops sobre delivery (iFood), debate sobre a cadeia de suprimentos de restaurantes japoneses, com Felipe Katata – Cermaq (Mitsubishi), Sosuke Akimoto (Kikkoman), Convidado (Marukai)), e Gestão de Restaurantes com Ricardo Garrido (Companhia Tradicional do Comércio).

O presidente do Memorial Chico Mendes, Adevaldo Dias, foi convidado para uma palestra, no último dia 27 de outubro, sobre o pirarucu selvagem, legal e de manejo sustentável da marca Gosto da Amazônia. Ao lado da chef Telma Shiraishi, do premiado restaurante Aizomê, Adevaldo falou sobre responsabilidade social, e o trabalho de conservação da Floresta, desenvolvido pelo Coletivo do Pirarucu, através da ação de ribeirinhos e indígenas que atuam ativamente na vigilância de rios e lagos até ao período de manejo (pesca) do pirarucu.

O trabalho do Coletivo do Pirarucu foi destaque na palestra em São Paulo| Foto: Rafael Salvador

“A receptividade dos chefs paulistanos foi maravilhosa. Senti que há interesse em fazer uso do nosso pirarucu, tanto pela qualidade do produto, mas principalmente pela história e atributos que envolvem uma relação justa com a comunidade e a conservação da Amazônia e seus recursos naturais”, explicou Adevaldo.

Telma Shiraishi destacou as qualidades do pirarucu selvagem e sustentável do Gosto da Amazônia para a gastronomia.

“O pirarucu tem uma textura e cor que favorecem qualquer tipo de preparação. Utilizamos muito no cozimento a vapor e sous vide, mas são infinitas as possibilidades. O sabor não é acentuado, permite que vá bem com diversos acompanhamentos”, elogiou a chef, que serve o pirarucu ao vapor no molho yuzu (cítrico japonês) no Aizomê, um dos hits da casa.

Telma Shiraishi, do Aizomê, palestrou sobre os atributos do pirarucu Gosto da Amazônia para a gastronomia | Foto: Rafael Salvador

Sócio do restaurante Aizomê, Marcelo Shiraishi, e presidente da Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa, participou da Expedição Médio Juruá, e comentou sobre a oportunidade de conhecer o projeto do Coletivo do Pirarucu de perto.

“É absolutamente lindo ver como podemos preservar a Floresta em um movimento que todos se ajudam. Tudo vem de um peixe, que agrega e mobiliza as comunidades, gerando renda para as famílias, permitindo com que elas permaneçam ali em prosperidade”, destacou Marcelo.

Marcelo Shiraishi esteve na Expedição Médio Juruá e falou sobre a importância do manejo do pirarucu | Foto: Rafael Salvador

A Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa (ABGJ) trabalha no fortalecimento e integração entre os chefs e restaurantes da área, promovendo debates sobre a cadeia produtiva e gestão. O grupo ainda aposta na troca de experiências e intercâmbio entre Brasil e Japão.

Adevaldo Dias ao lado de participantes da Semana da Gastronomia Japonesa | Foto: Rafael Salvador

“A Semana visa criar relacionamento com toda a cadeia, desde os produtores aos clientes. Por esse motivo, a participação do Gosto da Amazônia foi fundamental, criando possibilidades de outros restaurantes se aproximarem do pirarucu selvagem e sustentável”, afirmou Marcelo.

Siga o Gosto da Amazônia no Instagram.