Gosto da Amazônia participa do Rio Gastronomia 2021

Fish & chips amazônico criado pelo chef Frédéric Monnier. Foto Rodrigo Azevedo

O Gosto da Amazônia participa de mais uma edição do Rio Gastronomia, o maior evento da categoria no Brasil, que neste ano aporta no Jockey Club, de 9 a 12 e 16 a 19 de dezembro. Entre as atrações oferecidas pela marca, estão um quiosque que servirá pratos e petiscos com o pirarucu selvagem e de manejo sustentável da Amazônia, uma lojinha para a venda do peixe congelado, e ainda aulas e palestras sobre o trabalho do Coletivo do Pirarucu. 

As comunidades tradicionais da Amazônia, responsáveis pelo manejo do pirarucu, visitarão o evento para conhecer a forma como o peixe está sendo promovido no Rio de Janeiro. No primeiro final de semana virão representantes de comunidades extrativistas do Médio Juruá e no segundo representantes dos indígenas Deni, também do Médio Juruá, e da etnia Paumari, que habita o Médio Purus. 

O chef Frédéric Monnier comanda o quiosque no Rio Gastronomia. Foto Rodrigo Azevedo

No quiosque, o chef Frédéric Monnier, embaixador do pirarucu de manejo, preparará receitas saborosas como o  bolinho de pirarucu, o Amazônia fish & chips e a moqueca de pirarucu. De sobremesa, serve um bolo de chocolate com castanha brasileira.

“Trabalhar com pirarucu selvagem de manejo é um prazer, pois consigo sempre extrair o melhor do peixe, utilizando diferentes formas de preparo, como caldo, grelhado, frito, em rillette. É um peixe muito denso”, elogia Monnier.

Lojinha terá pirarucu congelado para venda. Foto Rodrigo Azevedo

Na lojinha, o público poderá comprar diferentes cortes congelados de pirarucu para preparar em casa. De brinde, os clientes recebem  um livreto com receitas e endereços de onde comer e onde comprar o pirarucu selvagem de manejo no Rio de Janeiro. As crianças que frequentarem o espaço ganharão um pirarucu de papel para conhecer o peixe, montar e se divertir. 

A chef Fabiana Pinheiro, do Sallva Bar e Ristorante de Brasília, participará de aula no Rio Gastronomia. Foto Arquivo Pessoal

As aulas acontecem nos dois finais de semana do evento. No domingo, dia 12 de dezembro, às 17h30m,  os chefs Ricardo Lapeyre, do Restaurante Escama, e Fabiana Pinheiro, do Sallva Bar e Ristorante (Brasília) ensinam, respectivamente, as receitas de strudel de pirarucu e o pirarucu com gnocchi de banana da terra.

“Estou imensamente feliz com o convite para participar do Rio Gastronomia, principalmente por divulgar um projeto tão especial como o Gosto da Amazônia. Um trabalho que colocou uma matéria prima 100% brasileira, como o pirarucu selvagem, ao alcance de todo o país com excelência desde o manejo até a entrega do insumo”, elogiou a chef Fabiana.

O chef  Ricardo Lapeyre, do Escama Rio, participará de aula. Foto Tomás Rangel

Lapeyre, que esteve em expedição pela Amazônia para conhecer de perto as atividades de manejo no Rio Purus, diz que se encantou pelo projeto e está entusiasmado em falar sobre a experiência no Rio Gastronomia.

“Tatuei o pirarucu no braço. A viagem para a Amazônia mexeu comigo. O pirarucu é um produto que carrega história, que envolve os indígenas e ribeirinhos e fecha um ciclo muito bacana, de preservação da Floresta. Esse projeto é uma prova de que é possível extrair os recursos da Floresta de forma sustentável, trazendo benefícios para os locais. Vamos ensinar a receita do strudel de pirarucu, um hit no Escama desde a abertura”, explica Lapeyre. 

Já no segundo final de semana, no auditório Santander, no dia 18/12, às 13h30, o aprendizado será sobre todos os atributos sustentáveis do Gosto da Amazônia: João Vitor Campos Silva, presidente do Instituto Juruá, falará sobre os benefícios do manejo e sobre como a conservação da Floresta está ao alcance de todos.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Quiosque Gosto da Amazônia

9 a 12 e 16 a 19 de dezembro

Pratos elaborados pelo chef Frédéric Monnier: Bolinho de pirarucu; Amazônia fish & chips; Moqueca de pirarucu e Bolo de chocolate com castanha.

Lojinha Gosto da Amazônia

9 a 12 e 16 a 19 de dezembro

Cortes congelados de pirarucu selvagem e de manejo sustentável para levar para casa.

De brinde um livreto com receitas e endereços de onde comer e onde comprar o pirarucu selvagem de manejo no Rio de Janeiro.

 As crianças que frequentarem o espaço ganharão um pirarucu de papel para conhecer o peixe, montar e se divertir.

Aulas Gosto da Amazônia

Dia 12.12, domingo, às 17h30, no Auditório Senac

Os chefs Ricardo Lapeyre, do Restaurante Escama (Rio), e Fabiana Pinheiro, do Sallva Bar e Ristorante (Brasília), ensinarão, respectivamente, as receitas de strudel de pirarucu e pirarucu com gnocchi de banana da terra. 

Dia 18.12, sábado, às 13h30, no Auditório Santander

João Vitor Campos Silva, presidente do Instituto Juruá, falará sobre os benefícios do manejo e sobre como a conservação da Floresta.

Onde: Jockey Club Brasileiro – Pião do Prado – Praça Santos Dumont, 31 – Gávea – Rio de Janeiro – RJ

Rio Gastronomia 2021

Datas: 9 a 12 e 16 a 19 de dezembro

Horários:

09/12 (quinta-feira) – 16h às 24h

10/12 (sexta-feira) – 14h às 24h

11/12 (sábado) – 12h às 24h

12/12 (domingo) – 12h às 23h

16/12 (quinta-feira) – 14h às 24h

17/12 (sexta-feira) – 14h às 24h

18/12 (sábado) – 12h às 24h

19/12 (domingo) – 12h às 23h

Local: Pião do Prado – Jockey Club Brasileiro – Praça Santos Dumont, 31 – Gávea – Rio de Janeiro – RJ

Venda de Ingressos: A partir de 08/11 pelo site

Valores:

– Dia de semana (quinta e sexta): a partir de R$ 40

– Final de semana (sábado e domingo): a partir de R$ 50

*Crianças até 10 anos não pagam

Descontos: Informações sobre descontos para assinantes dos jornais O GLOBO e Valor Econômico, e clientes Santander estão no site oficial.

Texto: Renata Monti, publicado em 30.11.2021