Gosto da Amazônia recebe Prêmio Sustentabilidade pela Prazeres da Mesa

Representando as comunidades do Coletivo do Pirarucu, Quilvilene Cunha, moradora da Comunidade São Raimundo, em Carauari, no Amazonas | Foto: Renata Monty

Publicado em: 05.07.2023. Por: Renata Monty

A marca Gosto da Amazônia foi premiada no dia 28 de Junho, durante a cerimônia de comemoração dos 20 anos da Prazeres da Mesa e do “Melhores da Gastronomia 2023”, em São Paulo. Representando todos os integrantes do Coletivo do Pirarucu, a ribeirinha Quilvilene Cunha, moradora da Comunidade São Raimundo, em Carauari, no Amazonas, e tesoureira da Associação das Mulheres Agroextrativistas do Médio Juruá (ASMAMJ), recebeu a homenagem no Memorial da América Latina.

“Quero agradecer em nome de todas as comunidades que realizam o Manejo do Pirarucu por este reconhecimento. Dizer que a geração de renda para melhoria da qualidade de vida dessas famílias é uma consequência positiva do Manejo. Essas comunidades que vivem a Floresta resistem todos os dias para garantir a preservação de seus territórios, e vão muito além de manejar. Isso é a nossa base, garantir a preservação da floresta e toda sua biodiversidade”, declarou Quilvilene em seu discurso de agradecimento na cerimônia.

As comunidades integrantes do Coletivo do Pirarucu tiveram destaque com um vídeo exibido durante a premiação da Prazeres da Mesa | Foto: Renata Monty

Como mulher e tesoureira da Associação das Mulheres Agroextrativistas do Médio Juruá (ASMAMJ), Quilvilene ainda ressaltou o papel das mulheres nas atividades de manejo para a autonomia das famílias nas mais de 200 comunidades integrantes do Coletivo do Pirarucu.

“Vale destacar também que o Manejo do Pirarucu é a principal cadeia produtiva que incentivou o empoderamento feminino na região, dando autonomia para as mulheres ocuparem seus espaços, ter remuneração igualitária e participar das tomadas de decisões. Um passo importante para mostrar que as mulheres podem fazer/ser o que quiserem”, apontou Quilvi.

Sobre a marca Gosto da Amazônia, a representante ainda enfatizou ações importantes do trabalho de comercialização do pirarucu selvagem e sustentável em diversas regiões brasileiras:

“O Gosto da Amazônia promove equidade, é respeito à natureza, é valorização dos povos tradicionais e seus modos de vida. E dos povos que são os verdadeiros protetores das águas e da floresta em sua biodiversidade”, destacou.

A cerimônia de premiação reuniu mil pessoas no Memorial da América Latina | Foto: Renata Monty

Parceria com o Duo Gourmet & Prazeres da Mesa

Na ocasião, foi lançada a parceria com o Duo Gourmet, um guia gastronômico que reúne mais de 1.800 estabelecimentos selecionados por curadoria e que atrai aos parceiros maior fluxo de clientes, reduz ociosidade e melhora a eficiência. Para os assinantes, o aplicativo oferece experiências gastronômicas com benefícios nos melhores restaurantes em mais de 60 cidades brasileiras.

“Ficamos honrados e entusiasmados em podermos dar visibilidade ao lindo e necessário projeto Gosto da Amazônia através do Prêmio de Sustentabilidade e Responsabilidade Social deste ano justamente quando comemoramos 20 anos de Prazeres da MESA. E ficamos muito felizes de ter como parceiro na divulgação e na promoção desse trabalho o aplicativo Duo Gourmet que ajudará a aumentar a demanda do pirarucu selvagem de manejo sustentável do Gosto da Amazônia, produzido pela ASPROC nos 1900 restaurantes que eles estão no Brasil”, declarou Georges Schnyder, da Prazeres da Mesa.

Lançado há 10 anos e adquirido em 2021 pelo grupo Inter, o Duo Gourmet é um aliado do mercado pois não tem custo de participação e, com ele, o restaurante só investe o CMV do segundo prato quando o cliente já estiver na mesa.

Após receber a premiação, Quilvilene posou para fotos e conversou com o público | Foto: Renata Monty

A Prazeres da Mesa, revista com foco em gastronomia, é hoje o maior portal do assunto no Brasil, apresentando receitas, chefs, novidades e tendências do setor, e integrando o Mundo Mesa, plataforma de gastronomia que produz eventos, conteúdos e experiências inspiradoras.

Os três projetos se juntaram para levar ainda mais valor aos restaurantes, oferecendo a oportunidade de ter o pirarucu selvagem do Gosto da Amazônia em seu cardápio, divulgando os participantes da iniciativa na Prazeres da Mesa ou oferecendo benefícios exclusivos aos clientes através da Duo Gourmet.