Gosto da Amazônia premia restaurantes de Minas e interior de SP

Premiação da equipe do Pesqueiro Lambari, em Poços de Caldas, Sul de Minas Gerais

Os garçons, cozinheiros e gerentes dos restaurantes Pesqueiro Lambari, em Poços de Caldas (MG), e Lago do Holandês, em Holambra (SP), foram premiados pelo recorde de vendas durante o Festival Gosto da Amazônia, no interior de SP e Sul de Minas. As equipes foram as que mais venderam o nosso pirarucu selvagem e de manejo sustentável no período de Abril e Maio de 2023, com o apoio da distribuidora oficial do peixe na região, a Organic Flavor.

O sócio-proprietário do Lambari, Bruno Machado, conta que o entusiasmo da equipe foi enorme para o Festival. Os cozinheiros criaram o pirarucu em crosta de bacon e farinha panko, batatas ao murro, tomate holandês assado com pétalas de cebola à base de creme de leite e ervas (foto abaixo).

Pesqueiro Lambari, em Poços de Caldas (MG) | Lombo de Pirarucu com crosta de bacon e farinha panko, acompanhado de batata ao murro com alecrim e tomate holandês . Foto: Divulgação

“Foi muito enriquecedor para nossa equipe participar do Festival Gosto da Amazônia. Além da expectativa na criação de um novo prato, tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre um peixe de água doce e nativo da Amazônia. Nosso time se engajou tanto na produção como nas vendas do Pirarucu aos nossos clientes, que saborearam e aprovaram nossa culinária, com feedback muito positivo do sabor e muita surpresa da leveza do peixe, para aqueles que ainda não o conheciam. Nosso agradecimento especial aos nossos colaboradores, clientes e organizadores do projeto que nos permitiu alcançar esse prêmio”, destacou Bruno.

Premiação da equipe no Lago do Holandês, em Holambra, São Paulo. Foto Divulgação

No Lago do Holandês, o proprietário João Victor conta que não conhecia o projeto e se surpreendeu com as ações sustentáveis aliadas ao manejo do pirarucu nas comunidades amazônicas.

“Foi uma honra ser apresentado a esse projeto que engloba sustentabilidade com um produto de altíssima qualidade. Sabemos a dificuldade do povo amazônico e da manutenção da fauna do nosso país, e foi com esse pensamento que motivamos nossa equipe a trabalhar forte neste produto”, enfatizou.

O prato criado para o Festival fez sucesso e permanece no cardápio: Pirarucu selvagem em nata de alho porró, acompanhado de arroz com camarão e pupunha, vinagrete de cebola roxa e farofa de banana da terra (foto abaixo).

Lago do Holandês, em Holambra (SP ) | Pirarucu selvagem em nata de alho porró, acompanhado de arroz com camarão e pupunha, vinagrete de cebola roxa e farofa de banana da terra | Foto: Divulgação

“Outro ponto que facilitou muito a venda foram os prontos elogios que recebemos, realmente o prato ficou sensacional e mesmo agora após o Festival, continua sendo um dos pratos mais vendidos da casa. Esperamos que a parceria com as comunidades e com o Gosto da Amazônia perdure!!”, almeja

A Organic Flavor, distribuidora oficial do pirarucu Gosto da Amazônia na região, atuou na promoção do pirarucu selvagem. Os sócios Gustavo Fonseca e Palti Massa destacaram o sucesso do Festival para o alcance de novos consumidores do peixe:

“Por meio do Festival Gosto da Amazônia, a Organic Flavor, em parceria com a ASPROC, conseguiu, através de um peixe desconhecido para muitos, trazer, com êxito, o sabor da Amazônia para o sudeste do Brasil. Pelas mãos de excelentes chefs, o pirarucu foi o protagonista em diferentes formas de preparo, agradando o paladar dos consumidores mais exigentes, em aproximadamente 60 restaurantes. A versatilidade gastronômica de um dos principais símbolos da Amazônia, trouxe para Minas Gerais e interior de São Paulo a divulgação do conceito de sustentabilidade, comércio justo e o desenvolvimento econômico e social da população ribeirinha amazônica. Agradecemos à ASPROC por esta oportunidade, que conseguiu harmonizar sabor, história e cultura em um evento único que deixará marca nas cidades em que foi realizado”, destacou Palti Massa.

Confira a lista de restaurantes e distribuidores. Clique aqui.