Texto: Fabíola Abess | ASPROC – Publicado em: 30.11.2024
Toda a alimentação do B20 Summit Brasil 2024 nos dias 24 e 25 de outubro – O “B20” ou Business 20, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) passou por uma curadoria alimentar produzida pela chef e embaixadora do pirarucu do Gosto da Amazônia, Roberta Azevedo, figura amplamente reconhecida na divulgação do manejo sustentável do pirarucu, Roberta Azevedo, figura amplamente reconhecida na divulgação do manejo sustentável do pirarucu da Amazônia.
O grupo, que envolve cerca de 1.200 representantes empresariais, tem por objetivo conectar a comunidade empresarial aos governos do G20, além de propor às lideranças globais recomendações de políticas elaboradas por diferentes forças-tarefa.
Roberta elaborou dez cardápios exclusivos para atender doze ocasiões distintas, proporcionando experiências gastronômicas para 3.200 pessoas. Esses eventos incluíram almoços VIP, coqueteis, coffee breaks e outras modalidades de recepção.
Com um foco na sustentabilidade e no consumo consciente através do lema “Crescimento Inclusivo para um Futuro Sustentável”, o B20 Brasil contou com um menu que valorizou a sociobiodiversidade brasileira, integrando ingredientes e receitas que representam a riqueza natural e cultural do Brasil. Cada refeição trouxe elementos da culinária regional, priorizando ingredientes nativos, e técnicas de preparo tradicionais.
“Alimentos oriundos de práticas sustentáveis, como o extrativismo e a agricultura familiar, foram selecionados para promover não apenas a diversidade de sabores, mas também o desenvolvimento de cadeias de valor que beneficiam comunidades locais e pequenos produtores”, explicou Roberta.
Fruto do hub alimentar Comedoria Sazonal, grife liderada pela cozinheira e nutricionista Roberta Azevedo, o cardápio não só celebrou os sabores únicos do país, mas também promoveu a sustentabilidade e a soberania alimentar, destacando o papel do Brasil como um dos países com maior biodiversidade no mundo, além de pregar o respeito à terra, aos povos que dela vivem e ao tempo da natureza.
Produtos da Sociobiodiversidade
Foram empregados nas receitas alimentos como o pirarucu selvagem de manejo sustentável GOSTO DA AMAZÔNIA, produto gerido pela Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC), a kombucha de caju, a cajuína, polpas de frutas amazônicas e da mata atlântica, pimentas nativas, tucumã liofilizado, azeite de castanha do Pará, melado de tucupi, mel de abelha, ovas de tainha, farinhas de jatobá e buriti, geleias e mais. Os produtos foram adquiridos através de mais de 20 fornecedores das cadeias de negócios da sociobiodiversidade.
Roberta conta que hoje, não se trata apenas de falar sobre brasilidade, mas de destacar a sociobiodiversidade, que é a essência do trabalho das cadeias de valor. “O que buscamos oferecer é mais do que uma polpa ou um produto, é um valor sustentável aliado ao fomento social, ao adquirir itens vindos desses projetos, estamos contribuindo para algo maior — a manutenção da floresta em pé e a mitigação dos impactos das mudanças climáticas.”
“Nosso papel, enquanto profissionais dessa área, é mostrar isso e inspirar cada vez mais quem atua nesse setor, para que o público compreenda a importância e a profundidade dessa cadeia sustentável.”, disse.
Pirarucu no Cardápio
Menu Coquetel
Coquetel Frio
Voul auvent com rillette de pirarucu de manejo na cachaça de cambuci, tartar de banana da terra com uvaia e gengibre finalizado com ciboulette (zero lactose)
Estação quente
Lascas de barriga de pirarucu pinceladas com azeite de urucum com pápricas defumada e picante (zero glúten / zero lactose)
Menu Almoço Geral
Principal: Lombo de pirarucu de manejo selvagem ao molho de moqueca, arroz de coco, farofa de cebola com raspas de limão e tartar de banana com aveia e gengibre. Finalizado com brotos. (zero glúten / zero lactose)
Salada de feijão manteiguinha de Santarém com lascas de barriga de pirarucu de manejo confitada (zero glúten / zero lactose)
Cuscuz de farinha Uarini com pimentões, barriga de pirarucu confitada e salsa criolla (zero gluten / zero lactose)
Caldeirada de pirarucu ao leite de coco (zero glúten / zero lactose)
Impactos
- 75% dos ingredientes advindos de pequenos produtores e projetos de cadeia de valor sustentáveis, promovendo a geração de renda para comunidades locais, os distribuidores locais e preservando saberes tradicionais.
- 20% de redução no desperdício com prática de aproveitamento integral dos alimentos consolidando o compromisso com o ODS 12, além do olhar atento às questões ambientais com a redução da pegada de carbono associada ao transporte de alimentos incentivando práticas sustentáveis que preservam a biodiversidade dos biomas brasileiros.
Parceria com a ASPROC
A curadoria alimentar do evento foi viabilizada por parcerias estratégicas com organizações e fornecedores que trabalham diretamente com comunidades tradicionais e pequenos produtores. Essas parcerias foram essenciais para garantir o acesso a ingredientes de qualidade e com práticas de produção sustentável.
A ASPROC forneceu 600 quilos de pirarucu, dos quais foram utilizados cortes de barriga e lombo no almoço para 400 pessoas, evento com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin. As estrelas do evento foram o lombo de pirarucu e o feijão manteiguinha e o cuscuz com a barriga de pirarucu.
Sobre Roberta Azevedo
Com formação em Nutrição, experiência com a moda e um tino afiado para a cozinha e meio ambiente, Roberta tem trânsito livre e relações construídas em diferentes universos – das embaixadas às feiras livres, ela traz um tom autoral e promove iniciativas que destacam a conservação ambiental e os benefícios socioeconômicos para comunidades ribeirinhas e indígenas.