Pirarucu selvagem faz sucesso em festival de churrasco no Rio de Janeiro

Publicado em: 26.06.2023. Por Renata Monty

O gigante da Amazônia, o pirarucu selvagem e de manejo sustentável, se uniu a dois outros gigantes do mundo do churrasco no país: o Bárbaros BBQ e o BBQ Beer Fest, em festival no último dia 24 de Junho, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Em meio a 30 estações de carne, o pirarucu Gosto da Amazônia conseguiu se destacar com filas intermináveis para provar o peixe.

Foram 200 quilos da barriga (ou ventrecha) preparados na brasa pelo chef Geleia, de São Paulo. Com postas altas, carne macia e branca, o peixe possui finas camadas de gordura em sua barriga e, por esse motivo, tem ótimos resultados para o churrasco.

“São inúmeras possibilidades com essa carne, mas na brasa o pirarucu realmente fica sensacional. O segredo é deixar a posta na brasa, mexer o mínimo possível para preservar a carne. Costumo temperar com sal, páprica, pimenta, alho e cebola em pó”, destacou o chef Geleia.

O chef Geleia comandou a brasa do pirarucu selvagem e sustentável Gosto da Amazônia | Foto: Renata Monty

Quem provou pela primeira vez o peixe, mostrou grande entusiasmo pelo sabor neutro do pirarucu selvagem Gosto da Amazônia.

“Não conhecia e achei delicioso. Tive receio por ser um peixe de rio, mas não gosto de terra. Além disso, a textura é bem macia, derrete na boca. Adorei”, contou a promotora de festas Alice Pimentel Rangel.

Referência no mundo de peixes e frutos do mar, o chef Carlos Ohata, expert do Zona Sul Supermercado, pontuou:

“O peixe de manejo sustentável do Gosto da Amazônia fica excelente no churrasco, por ter a posta alta e com gordura. Recomendo sempre para preparos na brasa. A carne não fica seca e se mantém bem”, disse Ohata.

A posta alta e o sabor neutro do pirarucu Gosto da Amazônia foram elogiados pelos que degustaram o peixe | Foto: Renata Monty

O chef Jimmy Mc Mannis, conhecido pelo preparo de carnes, elogiou a proteína que ainda conserva a Floresta.

“O pirarucu selvagem da Amazônia é um dos peixes mais espetaculares existentes na nossa fauna brasileira. Já provei, já fiz em churrasco, já fiz em panela, e é uma das proteínas mais incríveis do Brasil. É um produto animal que todo mundo deveria conhecer”, recomendou

As filas constantes comprovaram o sucesso da estação de pirarucu Gosto da Amazônia no evento | Foto: Renata Monty

José Padilha, sommelier de cervejas, contou que já provou o peixe em restaurantes do Rio de Janeiro, e vê potencial para harmonização com cervejas.

“´É um peixe super consistente, não se desfaz, ótimo para churrasco, é saborosíssimo. Combina muito bem com cervejas de diferentes estilos. Sendo de manejo sustentável, estamos ainda contribuindo para a conservação da Amazônia”, destacou Padilha.

Saiba onde encontrar o nosso pirarucu.