Pirarucu sustentável marca presença nas festas de fim de ano e no verão 2023

Receita do chef Frédéric Monnier | Pirarucu com taioba e pimenta aroeira | Foto: Rodrigo Azevedo

O pirarucu selvagem, legal e sustentável do Gosto da Amazônia vem ganhando espaço nas comemorações brasileiras e promete ser tendência do Verão 2023. O trabalho do Coletivo do Pirarucu, que alia sustentabilidade ao desenvolvimento local, ganhou destaque nos últimos anos pelo respeito às leis de pesca e proteção da Floresta, através da vigilância de rios e lagos, e ainda promoveu melhorias para as comunidades indígenas e ribeirinhas da Amazônia. Saiba mais

RECEITAS COM O PIRARUCU GOSTO DA AMAZÔNIA

RESTAURANTES COM O PIRARUCU GOSTO DA AMAZÔNIA

Os distribuidores oficiais estão otimistas com a próxima temporada e oferecem cortes como a ventrecha (barriga), ventrecha premium, ideais para os preparos na brasa, assados e frituras, além do lombo, recomendado para moquecas, caldeiradas e diversos outros tipos de preparo.

Ricardo Dangelo/@dangelofotos
Pobre Juan | Pirarucu Amazônico, farofa crocante na manteiga de garrafa, arroz de coco e molho de moqueca | Foto: Ricardo Dangelo

Em São Paulo, a distribuidora oficial é a Biobá, que entrega para hotéis, bares e restaurantes: (61) 98441-4535 ou e-mail: bioba@bioba.com.br. O consumidor final encontra o pirarucu selvagem em pontos de venda como o Instituto Chão, Instituto Feira Livre, Instituto Baru e na Quitanda da Vila Orgânicos (varejo e delivery). Já o Peixeiro é um serviço de assinatura delivery.

“Esse é o primeiro verão de pirarucu Gosto da Amazônia em SP sem as restrições impostas pela pandemia e estamos torcendo para que o nosso peixe conquiste o exigente gosto paulistano”, aposta Jussara Pinto, da Biobá.

Comedoria Sazonal, em Brasília | Barriga de pirarucu assado em folha de bananeira com chimichurri acompanhado de chibé cítrico com pico de gallo, leguminosa do dia, vegetais sazonais e discos de banana da terra verdes

Em Brasília, a distribuidora Carol Bernardes conta que a aceitação de restaurantes e público em geral tem sido muito positiva. O delivery é feito gratuitamente acima de 10kg, e o contato para encomendas é: (61) 99965-6747.

“O pirarucu Gosto da Amazônia é um peixe muito versátil e saboroso, que tem um gostinho todo especial ligado ao comércio justo e à conservação da sociobiodiversidade amazônica”, destaca Carol.

Cais Rooftop, em Recife | Lombo com mousseline de inhame com beterraba e azeite de laranja cravo. Foto divulgação

Em Recife e João Pessoa, a distribuição fica por conta da Terra & Mar, com delivery na região metropolitana: (81) 97916-4607 e E-mail: arnonmarinho@hotmail.com. Como explica Arnon Marinho, coordenador da operação, o pirarucu do Gosto da Amazônia tem chegado a restaurantes importantes para a visibilidade da marca, como a Oficina do Sabor, do chef César Santos, e o Cais Rooftop, de Renato Valadares. Em João Pessoa, onde o trabalho começou recentemente, os hotéis têm se mostrado receptivos, como é o caso do hotel Ba´Ra, que abriga o restaurante Ioca, conduzido por Carol Panarotte.

Em Belo Horizonte, a Verde Acqua conta com um sistema de assinaturas, entregas a varejo e pontos de venda: (31) 7186-0356. E-mail: contato@verdeacqua.eco.br. O consumidor final encontra o pirarucu Gosto da Amazônia em supermercados como Verdemar e, a partir de Janeiro, no Super Nosso. A previsão é expandir para o interior de Minas, como Curvelo e Diamantina, prevê Junio Henrique Costa, da Verde Acqua.

“A expectativa para o próximo ano é que o produto se popularize ainda mais para os mineiros. A partir do momento que o consumidor prova nos restaurantes, com os festivais, passa a se interessar e procura para comprar nos supermercados. Queremos que o pirarucu faça parte da rotina do belorizontino”, destaca Junio.

Calom Comidaria, em Belo Horizonte | Fish Bacon Chips. Medalhão de barriga de pirarucu com bacon, servida com molho cítrico de caldo de peixe e batatinhas enroladas com queijo defumado. Foto Ricardo D´Angelo

No Sul de Minas e interior de São Paulo (Campinas – Atibaia), a Organic Flavor vem atuando com entrega no varejo e atacado para restaurantes: Telefone: +55 (35) 98434-6878 e E-mail: contato@organicflavor.com.br. Um dos sócios da Organic, Gustavo Fonseca, tem se dedicado na divulgação do pirarucu através de festivais, como as churrascadas.

“Vamos trabalhar na divulgação do pirarucu selvagem e sustentável dando continuidade aos festivais. Já em Março teremos um festival no interior de São Paulo – contemplando Poços de Caldas – Atibaia – Campinas”, adianta Gustavo, da Organic.

Sult, no Rio de Janeiro | Pirarucu com risoto de tucupi e jambu. Foto Rodrigo Azevedo

No Rio de Janeiro, a Só Peixe faz o trabalho de distribuição tanto para pessoas físicas quanto para hotéis e restaurantes: (21) 2502-7885. E-mail: atendimento@sopeixe.com.br.

Em Niterói, a Peixaria Oceânica trabalha com pronta-entrega de barriga, barriga premium e lombo. (21) 2609-6266. E-mail: @peixariaoceanica.

“Estamos comercializando e entregando normalmente, temos barriga (ventrecha), barriga premium e o lombo para pronta-entrega”, destaca João Guilherme Mofati, da Oceânica.

ONDE ENCONTRAR O PIRARUCU GOSTO DA AMAZÔNIA

  • Em Manaus, compre com a Asproc – Site: www.asproc.org.br | Telefone: (97) 3491-1023. Whatsapp: (92) 98429-9235 | E-mail: contato@asproc.org.br.
  • No Rio de Janeiro, compre na Peixaria Só Peixe: (21) 2502-7885. E-mail: atendimento@sopeixe.com.br. Instagram: @peixariasopeixe.
  • Em Niterói, compre na Peixaria Oceânica: (21) 2609-6266. Instagram: @peixariaoceanica.
  • Em São Paulo, as pessoas físicas podem comprar no @institutochao, no @institutofeiralivre, no @institutobaru, na @quitandadavila e @opeixeiro (assinatura delivery). Restaurantes podem comprar com a distribuidora @plataformadasociobio.
  • Em Recife e João Pessoa, compre na Terra & Mar: (81) 97916-4607. E-mail: arnonmarinho@hotmail.com.
  • Em Poços de Caldas, compre com a @organicflavoroficial : Telefone: +55 (35) 98434-6878 e E-mail: contato@organicflavor.com.br.
  • Em Belo Horizonte, compre na Verde Acqua: (31) 7186-0356. E-mail: contato@verdeacqua.eco.br. Instagram: @verdeacquacultivos.
  • Em Brasília, compre com Carol Bernardes: (61) 99965-6747.

Saiba mais em “Onde encontrar”.