Supermercados oferecem o pirarucu sustentável Gosto da Amazônia

O pirarucu selvagem e sustentável do Gosto da Amazônia | Foto Pão de Açúcar SP

Por Renata Monty. Publicado em 25.04.2023

As regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte já contam com o pirarucu selvagem e de manejo sustentável do Gosto da Amazônia. Além dos pratos já existentes em restaurantes em diversas cidades brasileiras, agora o consumidor pode adquirir o pirarucu em supermercados para fazer as suas receitas em casa. No Rio de Janeiro, o peixe é encontrado na rede carioca Zona Sul, em São Paulo, nos Supermercados Pão de Açúcar e Convém. Já em Minas, as lojas do VerdeMar, Superluna, Cordeiro e Abadia comercializam o peixe.

Além do sabor neutro e da textura macia, atributos identificados por chefs, o grande diferencial do peixe é a sustentabilidade. O pirarucu Gosto da Amazônia é manejado de forma controlada, com a autorização do Ibama, respeitando as leis de pesca sustentável. Além disso, as atividades acompanhadas por parceiros e órgãos ambientais garante a conservação da Floresta. A remuneração é destinada a manejadores ribeirinhos e indígenas.

Expansão das vendas amplia renda das comunidades indígenas e ribeirinhas | Foto Verde Acqua Belo Horizonte

“Já fiz muitas receitas com o pirarucu, mas gostei bastante de utilizar na nossa famosa moqueca, pois a carne é bem macia e saborosa. Gosto muito também de usar a parte da barriga que é mais gordurosa na churrasqueira, pois hoje em dia faço muitos churrascos de peixes e frutos do mar em casa”, destacou o chef Carlos Ohata, expert em pescados na rede Zona Sul, no Rio de Janeiro.

Em Belo Horizonte, a distribuidora Verde Acqua tem se empenhado em difundir o pirarucu do Gosto da Amazônia pela região metropolitana. No mês de Abril, 16 quilos da barriga do peixe foram preparados na airfryer para degustação de cerca de 400 clientes dos supermercados VerdeMar.

Degustação de barriga de pirarucu preparada na airfryer no VerdeMar, em Belo Horizonte | Foto Verde Acqua

“O corte foi muito bem aceito de forma geral. O pessoal se interessava, queria saber de onde, porque tão alta a posta. O fato de ser selvagem e sustentável ao mesmo tempo chamou muito a atenção. A facilidade da airfryer ali exposta foi outra coisa que conectou o peixe ao consumidor, por ser muito prático. As pessoas procuram por confiança e praticidade, e foi o pouco do que conseguimos levar”, destacou Junio Costa, da Verde Acqua.

Manejo sustentável e comércio justo

A expansão faz parte da estratégia do Gosto da Amazônia, da Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC), com o apoio do Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS), USAID e demais parceiros. Desde outubro de 2022, já foram vendidos 10 toneladas de pirarucu para o varejo, representando 22% das vendas fora da Amazônia.

Pirarucu de manejo sustentável nas comunidades da Amazônia. Foto Adriano Gambarini

“Além de ser o peixe mais saboroso do Amazonas, o pirarucu tem trazido mais renda para os seus manejadores. O manejo sustentável é também uma forma que criamos para incentivar a preservação de pirarucu e outras espécies na Floresta”, destaca Ecivaldo Dias, presidente da Asproc – Associação dos Produtores Rurais de Carauari. Além disso, promover renda justa às comunidades indígenas e ribeirinhas.

Confira onde encontrar o pirarucu do Gosto da Amazônia:

Rio de Janeiro – Supermercados Zona Sul
São Paulo – Supermercados Pão de Açúcar e Convém
Minas Gerais – Supermercados VerdeMar, Superluna, Cordeiro e Abadia

Publicado em: 25.04.2023