Dez pratos refrescantes para o Verão com o pirarucu selvagem e sustentável da Amazônia

Gurumê Rio: "Rosbife de Pirarucu”, selado na manteiga de cupuaçu com abóbora kabocha, shitake, palmito e aspargos grelhados ao molho ponzu | Foto: Alex Woloch

Publicado em 09.01.2024. Por: Renata Monty

Com as altas temperaturas do verão, o pirarucu selvagem e sustentável do Gosto da Amazônia é uma deliciosa pedida. Do restaurante asiático ao brasileiro, passando pela cozinha francesa ou italiana, há pratos para todos os gostos e bolsos em diversas cidades (Confira a lista completa).

Por ser um peixe de boa textura, posta alta e sem espinhas, o pirarucu é destacado por chefs e especialistas em gastronomia. Para a chef Fabiana Pinheiro, do Sallva Brasília, o pirarucu tornou-se o carro-chefe da casa primeiro, pelo sabor, mas também pelas questões da sustentabilidade e do comércio justo.

“Ao ver de perto o trabalho das comunidades na Amazônia, pudemos entender como funciona a pesca e o quanto a remuneração justa é importante para todos. Por isso, faz todo o sentido ajudar a Amazônia trazendo o peixe para Brasília. Gastronomicamente falando, é um produto excelente, com carne macia e versátil para diversos preparos”, destacou Fabiana, que esteve no Médio Juruá em 2022.

Sallva Bar: Pirarucu grelhado sobre nhoque de banana da terra ao toque de sálvia. Foto: Divulgação

De acordo com o chef francês Frédéric Monnier, que também já esteve entre as comunidades do Coletivo do Pirarucu, o trabalho é impactante de perto. E o fato de poder ajudar a população da Floresta com a compra do pirarucu faz toda a diferença. No Souto Bistrô, que fica de frente para a Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, ele serve o “fish and chips amazônico”.

“A estrutura do pirarucu é muito boa, fácil de usar tanto empanada quanto frita, assada, grelhada ou até ensopada. Devido à densidade da carne, ele não se desmonta e consegue ficar suculento. No caso do fish and chips, tive essa ideia para servir em locais mais turísticos, em que os estrangeiros fazem essa associação”, explicou o chef.

Em Recife, o chef Renato Valadares aposta em uma versão descontraída, o espetinho de pirarucu com camarões salteados, ideal para acompanhar um bom drinque com a vista do Cais Rooftop. Há, ainda, como se deliciar com o lombo com mousseline de inhame com beterraba e azeite de laranja cravo.

“No Verão recebemos muitos turistas e, certamente, o pirarucu chama a atenção por ser um produto da Amazônia. Mas, além da curiosidade, todos se surpreendem com o sabor”, avalia Renato, que também esteve no Médio Juruá.

No nosso site, há uma lista completa com os restaurantes parceiros que servem o pirarucu no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Recife, João Pessoa, Manaus, Poços de Caldas e interior de São Paulo. Saiba mais.

Confira a lista com algumas pedidas que combinam com o Verão:

RIO DE JANEIRO

Souto Bistrô Tropical

Em um pós-praia, a versão amazônica do clássico “fish and chips” leva iscas de pirarucu empanadas com chips de mandioca. A criação do chef Frédéric Monnier harmoniza bem com drinks e cerveja bem gelada.

Onde: Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ, 22420-004.

Telefone: (21) 99786-4217

Gurumê

Um dos badalados asiáticos do Rio de Janeiro, o Gurumê conta com cardápio temático elaborado pelo chef Daiti Ieda, que já esteve na Comunidade de São Raimundo. “Rosbife de Pirarucu”, selado na manteiga de cupuaçu com abóbora kabocha, shitake, palmito e aspargos grelhados ao molho ponzu.

Gurumê Shopping Rio Sul – Rua Lauro Müller, 116 Piso 1, A45/45a/46 – Botafogo. Telefone: (21) 3959-4780.

Gurumê Ipanema – Rua Aníbal de Mendonça, 132 – Ipanema, Rio de Janeiro. Telefone: (21) 3959-2263.

Gurumê Shopping Tijuca – Avenida Maracanã, 987 3° Piso, Lojas 3037 – 3039 Shopping Tijuca – Tijuca. Telefone: (21) 3959-5332.

Gurumê Rio Design Barra – Av. das Américas, 7777 – 3º piso – Barra da Tijuca. Telefone: (21) 3959-3984.

Delivery – gurumedelivery.com.br

Asa Açaí

Com lojas no Jardim Botânico e uma recém-inaugurada no Leblon, o Asa Açaí serve o pirarucu grelhado acompanhado de arroz de fruta pupunha e tucupi com bertalha e castanhas do Pará fresca, com molho de açaí salgado.

Onde: Rua Jardim Botânico, 67 – Loja H – Rio de Janeiro.

Telefone: (21) 98849-4541

NITERÓI

NOI

A cervejaria niteroiense serve o pirarucu à moda Noi ao molho de tamarindo. Na receita, o lombo de pirarucu é servido com manga e banana da terra grelhadas, gengibre, mel de abelha

Endereço: Rua Miguel de Frias, 106 – Icaraí, Niterói

Telefone: (21) 2729- 8080 e (21) 3587-9600 (WhatsApp)

BRASÍLIA

Sallva Bar e Ristorante

A chef Fabiana Pinheiro, esteve na Expedição Médio Juruá em 2022, e se encantou com o trabalho das comunidades indígenas e ribeirinhas da amazônia. Depois da experiência transformadora, criou o pirarucu grelhado sobre gnocchi de banana da terra ao toque de sálvia que, atualmente, é o carro-chefe do Sallva Brasília.

Telefone: (61) 3522-4352

SÃO PAULO

Pobre Juan

No comando de todas as filiais do Pobre Juan, a chef Priscilla Deus é outra embaixadora do pirarucu Gosto da Amazônia. Para os restaurantes da rede, utiiliza o lombo do peixe com farofa crocante na manteiga de garrafa, arroz de coco e molho de moqueca.

Endereço: Shopping Cidade Jardim -3o Piso, Av. Magalhães de Castro, 12000 – Pinheiros, São Paulo

Telefone: (11) 3552-3150

Endereço: Morumbi Shopping – Piso Superior – Jardim das Acacias. São Paulo / SP

Telefone: (11) 2397-0050

Endereço: Rua Comendador Miguel Calfat, 525 – Vila Nova Conceição, São Paulo

Telefone: (11) 2397-0099

Endereço: R. Itaguaba, 38 – Higienópolis, São Paulo

Telefone: (11) 3825-0917

BELO HORIZONTE

Ninita

Campeão de vendas em Belo Horizonte, o prato criado pelo chef Léo Paixão leva caldo de tucupi com pirarucu selvagem e sustentável Gosto da Amazônia na brasa, abobrinha e ora-pro-nóbis (tradicional em Minas).

Telefone: (31) 3292-4237

HOLAMBRA

Casa Bela

Com vista para o verde, a Casa Bela oferece uma receita com o lombo de Pirarucu selvagem, servido às natas e guarnecido com couscous marroquino com vegetais e banana da terra.

Endereço: Rua Doria Vasconcelos, 81, Centro, Holambra, São Paulo.

Telefone: (19) 99686-7612

 

RECIFE

Cais Rooftop

Point no verão da capital pernambucana, o Cais Rooftop conta com duas pedidas com o pirarucu selvagem e sustentável, criadas pelo chef Renato Valadares. Após imersão no Médio Juruá, o chef criou a entrada espeto de pirarucu com camarões salteados na manteiga de garrafa e o principal: lombo com mousseline de inhame com beterraba e azeite de laranja cravo.

Onde: Av. Alfredo Lisboa, 04, Recife.

Telefone: (81) 3224-3794.

JOÃO PESSOA

Nui 360

Ostentando uma vista panorâmica de João Pessoa, o restaurante oferece o lombo de pirarucu selvagem em manteiga de bacon, seleta de legumes com consomê de tomate picante e fumaça de laranjeira.

Endereço: Av. Sen. Ruy Carneiro, 303 – Tambaú, João Pessoa – PB, 58039-180

Telefone: (83) 99104-7897