Festival Gosto da Amazônia chega em Recife com 36 restaurantes participantes

Casa do Vinho Al Mare serve tramezzino de pirarucu, curado nas ervas de Provence

Todo o sabor do pirarucu selvagem e sustentável aporta em Recife, entre os dias 20 de maio e 05 de junho, durante o Festival Gosto da Amazônia. Depois do sucesso em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Minas Gerais, a capital pernambucana, litoral sul e agreste reúnem 36 bares e restaurantes servindo receitas exclusivas com o peixe.

Confira a lista completa de restaurantes e cardápios

O Festival mostra a convergência dos diversos estilos da gastronomia em torno de uma causa sustentável, além de ser uma importante iniciativa de apoio à retomada do setor. Participam cafeterias, hamburguerias, bistrôs, restaurantes tradicionais e contemporâneos.

No Cais Rooftop, picadito de pirarucu banhado em azeite cítrico e suave de pimenta grelhada, ovas, crocante de nozes, queijo do reino e espuma de gengibre

“Queremos comunicar a importância e os atributos do pirarucu sustentável. Esse evento permite que as pessoas conheçam o peixe e possam compreender que estão consumindo um produto de sabor único, mas também tendo um consumo consciente. Ao consumi-lo o público está contribuindo tanto para a conservação dos recursos naturais da Amazônia, como também para melhorar a qualidade de vida daquelas pessoas que fazem esse produto acontecer”, destaca Adevaldo Dias, da Asproc (Associação dos Produtores Rurais de Caruari) e presidente do Memorial Chico Mendes.

No Lup, gurjões de pirarucu com geleia de abacaxi e pimenta

O manejo do pirarucu é baseado na vigilância da região, com o objetivo de se evitar a pesca predatória e a derrubada da floresta. A marca coletiva Gosto da Amazônia também defende e pratica o comércio justo, pagando em média aos manejadores cerca de 60% a mais pelo peixe do que os frigoríficos da região, e sendo distribuída para fora de Manaus diretamente através dos produtores, representados pela ASPROC (Associação de Produtores de Carauari).

No Pobre Juan, pirarucu grelhado servido com farofa crocante na manteiga de garrafa, arroz de coco, purê de banana e molho de moqueca

O Gosto da Amazônia é fruto da cooperação internacional entre o governo do Brasil e dos EUA, executada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e Serviço Florestal dos EUA (USFS), com recursos da Agência para Desenvolvimento Internacional dos EUA (USAID) e participação da Operação Amazônia Nativa (OPAN), Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), Memorial Chico Mendes (MCM), Associação dos Produtores Rurais de Carauari (ASPROC), Associação dos Comunitários que trabalham com Desenvolvimento Sustentável no Município de Jutaí (ACJ), Instituto Juruá, Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SINDRIO).

No Chicama, moqueca de pirarucu com banana-da-terra, arroz de jambu e pirão de pirarucu com toque de tucupi

SERVIÇO
Festival Gosto da Amazônia Pernambuco
Quando: de 20 de maio a 05 de junho
Saiba mais em: https://gostodaamazonia.com.br/festival/