Festival Gosto da Amazônia começa no Rio de Janeiro

Presencial e delivery, evento reúne 77 restaurantes até 25.07. Publicado em: 09.07.2021. Por Renata Monti.

O saboroso pirarucu selvagem de manejo sustentável é a estrela do cardápio de mais de 70 bares e restaurantes durante o Festival Gosto da Amazônia, que começa nesta sexta-feira, dia 9, e vai até 25 de Julho, no Rio de Janeiro. Quem quiser provar o maior peixe de escamas do mundo com o selo sustentável, que integra um projeto de conservação da Floresta e de comércio justo, poderá visitar estabelecimentos na Zona Norte, Zona Sul, Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Niterói e Nova Iguaçu. Para quem ainda não se sente seguro para sair de casa, há opção de delivery em diversos pontos.

Veja a lista completa de participantes

Ícone da gastronomia na Zona Norte, o Cadeg conta com diversas opções para saborear por lá e ainda no delivery, com restaurantes de peso, como Barsa, Costelão do Cadeg, Brasas Show Galeteria, Cucina Penna, Espetáculo Brasas e Empório Gourmet.

Costelão do Cadeg. Pirarucu na brasa, acompanhado de batata rosti e arroz de alho poró. Foto Rodrigo Azevedo

O gerente geral do Costelão, Francisco Almeida, diz que estima na primeira semana vender uma média de 15 quilos do peixe e, ao longo do Festival, ampliar para cerca de 40 quilos.

“Com a expectativa desse novo recomeço, temos o enorme prazer de mais um ano fazer parte do Festival Gosto da Amazônia. Em especial, ajudar a conservar a floresta e apoiar um sistema de comércio justo que gera renda para diversas comunidades indígenas da região, contribuindo para a sobrevivência da espécie”, observa Francisco.

Meza Bar. Pirarucu defumado, purê de banana-da-terra, salada de feijão vermelho, farofa ovinha e rúcula. Foto Divulgação

Na Zona Sul, a viagem pela Amazônia vai dos botecos à alta gastronomia. Tem petiscos no Brewteco da Gávea e  do Leblon, bowls no Meza Bar, prato com ingredientes amazônicos no Asa Açaí, e moqueca no Empório Urukum, na Lagoa. Para quem adora churrasco, boas pedidas com a barriga de pirarucu na Churrascaria Palace, em Copacabana, e uma churrascada especial com o ogro Jimmy Mc Mannis na Cervejaria Tio Ruy, no Planetário da Gávea.

Guimas. Pirarucu ao curry e leite de coco, acompanhado de cuscuz marroquino e brotos. Foto Rodrigo Azevedo

O tradicional restaurante Guimas, na Gávea, aposta na barriga de pirarucu com molho de leite de coco e curry, acompanhada de cuscuz marroquino e brotos. As entregas acontecem diariamente por aplicativo e de quarta a domingo pelo Goomer.

“A expectativa é que com o Festival o Guimas consiga passar para os nossos clientes uma nova experiência gastronômica, com um produto de máxima qualidade e tipicamente brasileiro.  Estamos empolgados em participar pela primeira vez e pelo fato de ser um produto sustentável da Amazônia”, diz Isabel Mascarenhas, uma das sócias do Guimas.

Emile. Pirarucu defumado confitado, escamas de nabo, sofrito de tinta de lula, ora-pro-nóbis e consomê de tucupi preto. Foto Rodrigo Azevedo

Para quem quer alta gastronomia em casa também tem. O time de feras conta com os franceses Claude Troisgros (Chez Claude), Frédéric De Mayer (Frédéric Epicerie), Frédéric Monnier, Camilo Vanazzi (Emile) e Nelson Soares (Sult).

O luxuoso Hotel Emiliano, em Copacabana, serve e entrega em casa o pirarucu defumado confitado, com escamas de nabo, sofrito de tinta de lula, ora-pro-nóbis e consomê de tucupi preto. O chef Camilo Vanazzi diz que se encantou com o peixe.

SULT. Pirarucu com risoto de tucupi e jambu. Foto Rodrigo Azevedo

“O pirarucu de manejo tem um sabor incrível, é suculento e macio. Com bons produtos o cozinheiro não precisa fazer milagre, apenas trabalhar e finalizar bem o produto. A cada dia nos damos mais conta de que os produtos sustentáveis não agridem nosso meio ambiente. Nós, como cozinheiros, além de fazer as pessoas felizes pelo saber e experiências, temos o dever de contribuir com o mundo priorizando o que não deteriora o nosso planeta”, defende o chef Camilo Vanazzi, que comanda a cozinha do Emile.

Aconchego Carioca. Brandade de pirarucu, Pirarucu, batata, azeite, leite, pimenta rosa e salsa. Foto Rodrigo Azevedo

Em Nova Iguaçu, o cozinheiro Ronnie de Oliveira diz que conheceu o pirarucu selvagem pela televisão. Para o Festival, preparou kits de delivery reforçados com o objetivo de entregar quentinha a moqueca com bananas à milanesa e cebolas crispy.

“Foi uma surpresa muito boa ter o peixe selvagem e sustentável aqui. Antes de o Festival começar, as pessoas já estão interessadas. O nosso prato é farto, serve bem duas pessoas e vem acompanhado de risoto cremoso de lagostinha com pirão. Vamos caprichar para chegar em casa saboroso e com boa aparência”, brinca Ronnie.

Vanor di Mare. Moqueca de pirarucu com crispies de cebola e risoto de lagostinha com pirão. Foto Rodrigo Azevedo

No Riachuelo, bairro vizinho ao Centro, Adriana Veloso e José Maria, do Pescados na Brasa, se preparam para servir e entregar o prato batizado de “Gigante do Bem”, um lombo de pirarucu frito regado no tucupi com camarão seco. As entregas vão para todo o Rio, garante Adriana.

Pescados na Brasa. Gigante do bem, lombo de pirarucu frito regado no tucupi com camarão seco. Foto Rodrigo Azevedo

“O Festival veio em uma hora muito boa, pois estamos passando por momentos difíceis, e o delivery nos salvou na pandemia. Com um prato novo então, os clientes vão pedir mais”, comemora a gerente do Pescados, Adriana Veloso.

SERVIÇO

Festival Gosto da Amazônia RJ (Rio, Niterói e Nova Iguaçu).

Quando: 9 a 25 de julho de 2021.

Mais informações: https://gostodaamazonia.com.br/festival/

Delivery

Arataca – Pirarucu assado na folha de bananeira com molho arubé e farofa de jambu. Rua Lopes Quintas 147, Jardim Botânico. Telefone: (21) 3280-0392.

Armazém Casa Brasileira – Pirarucu de cabo a rabo: sanduíche de lombo empanado, picles de maxixe, coentro e maionese de limão no pão de açaí. Pastel de moqueca da barriga do pirarucu. Croquete de filé de pirarucu com banana da terra. Av. Ayrton Senna, 5.500 – Uptown Barra – Mercado Produtor. Telefone: (21) 97921-2626.

Armazém Nordestino – Moqueca do pirarucu: explosão de sabores do nordeste e norte. Meio quilo de lombo de pirarucu, camarão, pimentões, leite de coco, e, para finalizar, um toque de azeite de dendê. Acompanha arroz branco ou de brócolis e farofa de banana da terra. Av. Ayrton Senna, 5.500 – Uptown Barra – Mercado Produtor. Telefone: (21) 3030-0111 e (21) 97211-6195 (WhatsApp).

Artesan. Pirarucu Artesan, Filé de pirarucu ao molho de camarão com arroz de brócolis e tomate à provençal. Foto Rodrigo Azevedo

Armazém São Jorge – Burger de pirarucu: hambúrguer de pirarucu amazônico sustentável, com salada de cenoura crua, tudo sob uma densa camada de catupiry de açaí especial da casa, finalizado com crocante de castanha de caju e semente de abóbora torrada, em pão de cerveja selado em geleia de hortelã. Acompanha chips de jiló, signature da casa. Rua Doutor Leandro Motta, número 8, Loja 101- Niterói. Telefone: (21) 97132-4568.

Artesan Pirarucu Artesan – Filé de pirarucu ao molho de camarão com arroz de brócolis e tomate à provençal. Av. Padre Leonel Franca, 240 – Gávea. Telefone: (21) 97555-1769.

Asa Açaí – Pirarucu grelhado com arroz alegria com fruta pupunha, Pirarucu grelhado acompanhado de arroz de fruta pupunha e tucupi com bertalha e castanhas-do-Pará frescas, com molho de açaí salgado. Rua Jardim Botânico, 67, Loja 4 – Jardim Botânico. Telefone: (21) 3563-9179.

Barsa. Vatapá de pirarucu com acaçá. Foto Rodrigo Azevedo

Barsa – Vatapá de pirarucu com acaçá: Vatapá com a textura do pirarucu desfiado, com camarão seco batido, castanha de caju, pimenta de cheiro, ervas frescas, especiarias, finalizado com camarão seco. Acompanhado de acaçá (tipo um manjar salgado), farofa tostada no dendê e arroz de coco. Rua Cap. Félix, 110 – Benfica – CADEG – 2º andar, Rua 4 – lojas 4/6. Telefone: (21) 97001-3949.

Boteco Confraria – Moqueca cremosa de pirarucu: Moqueca cremosa de pirarucu com pirão de camarão, arroz de coco e farofa de dendê. Rua Nóbrega, 237 – Icaraí, Niterói. Telefone: (21) 99394-6711.

Botequim – Lombo de pirarucu ao pesto de castanha-do-Pará: Lombo de pirarucu assado na folha de bananeira, sob molho pesto de castanha-do-Pará, acompanhado de arroz e purê de banana-da-terra. Rua Visconde de Caravelas, 22 – Botafogo. Telefone: (21) 2286-3391 e 2537-7650.

Botequim. Lombo de pirarucu ao pesto de castanha-do-Pará. Foto Rodrigo Azevedo

Brewteco Barra – Pastel de pirarucu: Pastel recheado com lombo de pirarucu refogado no azeite de dendê, coentro e jambu. Av. Olegário Maciel, 231 – Barra da Tijuca. Telefone: (21) 3986-1012.

Brewteco Gávea – Da Amazônia para o Rio: Barriga de pirarucu marinada por 12 horas no tucupi e suco de jambu, braseada na parrilla com molho e tuile de açaí. Servida com farofa de flocos de milho e camarão seco e tartar de banana. E pastel de pirarucu. Praça Santos Dumont, 106 – Gávea. Telefone: (21) 3594-3642 Delivery

Brewteco Tijuca – Pastel de pirarucu: Pastel recheado com lombo de pirarucu refogado no azeite de dendê, coentro e jambu. Av. Maracanã, 782 – Tijuca. Telefone: (21) 3596-6270.

Buffet Casa dos Sabores – Pirarucu na folha:, Lombo de pirarucu recheado com creme de camarão, servido na folha de couve e acompanhado de molho de coco e castanha. Site: https://casa-dos-sabores-1.goomer.app/

Café do Alto. Moqueca de lombo de pirarucu. Foto Rodrigo Azevedo

Café do Alto – Moqueca de lombo de pirarucu, A moqueca é baiana. Leite de coco, dendê, 3 tipos de pimentão, coentro e pimenta de cheiro. Rua Paschoal Carlos Magno, 143, Lgo do Guimarães – Santa Tereza. Telefone: (21) 92507-3172 e (21) 98636-3936.

Cantinho do Pará – Pirarucu na crosta de castanha: Pirarucu na crosta de castanha e musseline de tucupi, acompanhado de vinagrete de feijão manteiguinha e farofa de jambu. Av. Ayrton Senna, 5.500 – Uptown Barra -Mercado Produtor. Telefone: (21) 3400-7015.

Casa Del Mar – Uptown Pirarucu Del Mar: Filé de pirarucu grelhado com molho da casa e pequi, servido sobre cama de farofa panko de castanhas, acompanhado de purê de batata baroa e arroz de brócolis, finalizado com chips de banana-da-terra. Av. Ayrton Senna, 5.500 – Uptown Barra – Mercado Produtor, S49. Telefone: (21) 99093‑8648.

Cervejaria Tio Ruy – Barriga de pirarucu à la Ogro: Barriga de pirarucu assada e dourada sobre purê de banana-da-terra e manteiga ao molho de moqueca. Av. Padre Leonel Franca, Planetário da Gávea. Telefone: (21) 97679-1067. Av. Ayrton Senna, 5.500 – Uptown Barra – Mercado Produtor, loja 117. Telefone: (21) 97679-1067 Delivery

Ceviche da Fabi – Ceviche de pirarucu: Lombo de pirarucu com leite de tigre com tucupi acompanhado de milho torrado e batata doce. Av. Ayrton Senna, 5.500 – Uptown Barra – Mercado Produtor, stand 54. Telefone: (21) 96409-2828.

Ceviche da Fabi. Ceviche de lombo de pirarucu. Foto Fred Baioloni

Chez Claude – Pirarucu assado com taioba: Pirarucu assado com taioba, beurre blanc com tucupi, caviar mujol e espaguete de palmito pupunha. Rua Conde de Bernadotte, 26 – loja Q e R – Leblon. Telefone: (21) 3579-1185 Delivery

Churrascaria Palace – Pirarucu de manejo assado no espeto. Rua Rodolfo Dantas, 16/B – Copacabana. Telefone: (21) 2541-5898 (WhatsApp) Delivery

Costelão do Cadeg – Nobreza amazônica: Corte nobre de pirarucu feito na brasa, acompanhado de batata rosti e arroz de alho poró Rua Cap. Félix, 110 – Benfica, Rua 4, Lojas 8 e 10 (CADEG). Telefone: (21) 2589-0022.

Cucina Penna – Pirarucu ao Mediterrâneo: Lombo de pirarucu ao forno ao molho Mediterrâneo, servido com arroz de coentro, legumes (cebola charlote, batata calabresa, pimentões coloridos, tomate seco, alcaparras, cogumelos e banana-da-terra grelhada). Rua Cap. Félix, 110 – Benfica – CADEG – 2º andar, Av. Central – loja 15. Telefone: (21) 3860-1626.

Empório Urukum  -Moqueca de pirarucu: Moqueca de pirarucu e pirarucu com crosta de castanha-do-Pará, castanha de caju e sálvia servido com pirão de tucupi e urukum. Rua Fonte da Saudade, 187 – Lagoa. Telefone: (21) 96973-4275.

Empório Urukum. Moqueca de pirarucu com crosta de castanha-do-Pará. Foto Divulgação

Espetáculo Brasas – Pirarucu à manauara: Lombo de pirarucu na brasa, banhado ao molho pesto de coentro com toque de jambo e camarões nativos, sobre purê de mandioquinha. Acompanha moqueca de pupunha, farofa manauara e arroz de brócolis. Rua Cap. Félix, 110 – Benfica CADEG – 2º andar – loja 15. Telefone: (21) 3995-3676.

Espeto & Cia – Pirarucu à moda: Lombo de pirarucu assado com purê de banana-da-terra, arroz de açafrão e amêndoas e farofa de castanha-do-Pará. Rua Dr. Leandro Mota, 141 – Icaraí, Niterói. Telefone: (21) 96801-8645 e (21) 96646-8699.

Família Paludo – Pirarucu na parrilla: Lombo de pirarucu na parrilla ao molho chimichurri e farofinha crocante com castanha. Av. Quintino de Bocaiuva, 247 – Niterói. Telefone: (21) 98493-8082 e (21) 2715-3205.

Farinha Pura – Pirarucu à moda francesa: Pirarucu ao molho cremoso de pirarucu, palmitos salteados na manteiga e vinho branco, farofa panko com pistache e raspas de limão siciliano. Rua Voluntários da Pátria, 446 – loja 01 – Botafogo (Cobal do Humaitá). Telefone: (21) 3239-8000.

Farinha Pura. Medalhão de pirarucu com duo de gnocchis com jambu dourados na manteiga de garrafa. Foto Divulgação

Frédéric Epicerie – Lombo de pirarucu curado e assado na brasa: Lombo curado e assado na brasa dentro de uma panela com mini arroz com legumes, aioli e farofa de pão da casa com especiarias. Rua Gustavo Sampaio, 802 – loja A – Leme. Telefone: (21) 98011-9009.

Frédéric Monnier – Rillette de Pirarucu, Pirarucu marinado e Pirarucu ao açafrão. 1) Rillette de Pirarucu-pirarucu selvagem cozido, desfiado e temperado com azeite, cebola e limão. 2) Pirarucu marinado-pirarucu selvagem cortado em cubos cozido com cebola e abobrinha, marinado no próprio caldo com azeite. 3) Pirarucu ao açafrão-pirarucu selvagem cortado em cubos cozido com em um delicioso caldo de açafrão da terra, cebola, pimentão vermelho e amarelo. Telefone: (21) 998115410. Site: fredericmonnier.lojavirtualnuvem.com.br

Guimas – Pirarucu ao curry: Barriga de pirarucu com molho de leite de coco e curry, acompanha cuscuz marroquino e brotos. Endereço: Rua José de Macedo Soares, 5 – Gávea. Telefone: (21) 2259-7996.

Hotel Emiliano (Emile) – Pirarucu defumado: Pirarucu defumado confitado, escamas de nabo, sofrito de tinta de tinta de lula, ora-pro-nóbis e consomê de tucupi preto. Av. Atlântica 3.804 – Copacabana. (21) 3503-6620.

Pirarucu La Parrilla: Pirarucu com molho de laranja, ratatouille de legumes e arroz de amêndoas. Foto Lipe Borges

La Parrilla – Pirarucu La Parrilla: Pirarucu com molho de laranja, ratatouille de legumes e arroz de amêndoas. Av. Ayrton Senna, 5.500 – Uptown Barra -Mercado Produtor
Telefone: (21) 3030-3783.

Las Brutas – Poke de pirarucu maçaricado com arroz de castanha-do-Pará: Arroz branco com castanha-do-Pará e caldo de peixe, pepino fatiado, cenoura fatiada, aipo fatiado e manga com sementes de gergelim brancas e pretas. Rua voluntarios da patria 446 lj 7A e 10 A- Humaita. Telefone: (21) 32176768.

Las Brutas. Poke de pirarucu maçaricado com arroz de castanha-do-Pará. Foto Ari Versiani

Liga dos Botecos – Mini sanduiche de pirarucu: Mini sanduíches (3 unidades) de barriga de pirarucu empanada na farinha panko, maionese de hoisin e saladinha thai (ervas com pimenta dedo de moça), no mini brioche. Rua Álvaro Ramos, 170 – Botafogo. Telefone: (21) 3586-2511 e (21) 99218-5894.

Mãe Joana – Pirarucu crocante: Pirarucu empanado na farinha panko com arroz de legumes, purê de mandioca cremoso e cuscuz. Rua Rodrigo de Brito, 14 – Botafogo. Telefone: (21) 3174-0862.

Meza Bar – Manaus: Pirarucu selvagem defumado, purê de banana-da-terra, salada de feijão vermelho, farofa ovinha e rúcula. Rua Capitão Salomão, 69 – Humaitá. Telefone: (21) 32391951.

Noi – Pirarucu a moda Noi ao molho de tamarindo: Lombo de pirarucu, manga grelhada, banana-da-terra grelhada, gengibre, mel de abelha e tamarindo. Rua Miguel de Frias, 106 – Icaraí, Niterói. Telefone: (21) 2729- 8080 e (21) 3587-9600 (WhatsApp).

Olimpo – Pirarucu prime: Lombo de pirarucu grelhado, purê de mandioquinha, farofa crocante de castanha-do-Pará e moquequinha de camarão. Av. Quintino Bocaiúva, s/nº – Estação Hidroviária de Charitas, 2º piso – Niterói. Telefone: (21) 2711-0554.

Otto  – Pirarucu da diretoria: Filé de pirarucu grelhado sob uma cama de redução de vinho tinto com goiabada cascão, garnecido com tablete de risoto arbóreo, recheado com queijo coalho, acompanhado com palmito “in natura”, assado na casca e regado com manteiga e salsa. Serve duas pessoas. Rua Uruguai, 380 – lojas 22 e 23 – Tijuca. Telefone: (21) 99254-1150.

Pescados na Brasa – Gigante do bem: Lombo de pirarucu frito regado no tucupi com camarão seco. Av. Vitor Meireles, 92 – Riachuelo. Telefone: (21) 2239-9540, (21) 99359-4753 e (21) 98067-3679.

Raro Bar e Grill – Medalhão de pirarucu com duo de gnocchis com jambu dourados na manteiga de garrafa: Medalhão de pirarucu com crosta de bacon, gnocchis de batata roxa e jambu, banana-da-terra, manteiga de garrafa e camarão rosa. Rua Voluntários da Pátria, 448 e 450 – loja A – Botafogo. Telefone: (21) 2537-8108.

Raro Bar e Grill. Pirarucu em crosta de Castanha do Pará, Purê de batata Baroa,
Palmito natural grelhado e palha de couve. Foto Divulgação

Sabores de Gabriela – Moqueca de pirarucu: Moqueca de pirarucu servida com arroz de coentro e farofa de sururu. Rua Maria Angélica 197 – Jardim Botânico. Telefone: (21)3696-0905 e (21)99907-0660.

Salve Simpatia – Panceta de pirarucu na parrilla: Barriga de pirarucu (grelhada na parrilla) com purê de palmito e farofa crocante de camarão. Rua Nóbrega, 239 – Icaraí, Niterói. Telefone: (21) 2705-6529 e (21)97979-6999.

Santo Remédio – Viva Amazônia viva!: Filé de lombo de pirarucu grelhado sobre uma cama de creme de espinafre, com arroz branco, batata noisette frita e salada verde com palmito. Rua Barão de Mesquita, 922 A – Grajaú. Telefone: (21) 3217-3515 (WhatsApp).

Skinna – Pirarucu selvagem: Peixe ensopado, coberto com arroz de coco e a folha da taioba, acompanhado de batata calabresa, tomate cereja, pimentões coloridos, cebola calabresa, cebola roxa e alho frito com casca. Av. Armando Lombardi, 205 – lojas 106 e 107 – Barra da Tijuca. Telefone: (21) 99602-5173.

Sult – Pirarucu com risoto de tucupi e jambu: Lombo de pirarucu grelhado com risoto de tucupi e jambu e castanha-do-Pará ralada. Rua Fernandes Guimarães, 77 – Botafogo. Telefone: (21) 3486-6777 e (21) 99922-3125.

Sushimar. Lámen de pirarucu grelhado, caldo de vegetais , saquê e gengibre com macarrão oriental. Foto Ari Versiani

Sushimar – Lamén de pirarucu grelhado: caldo de vegetais , saquê e gengibre com macarrão oriental. Lascas de côco seco, cogumelos, nori, banana da terra, cebolinha e pirarucu grelhado com pimenta dedo de moça. Travessa Euricles de Matos 40- Laranjeiras. Telefone: (21) 2285-7246 e (21) 96485-0654.

Umas e Ostras – Pirarucu na brasa com arroz de brócolis: Pirarucu assado na brasa com arroz de brócolis e molho de alcaparras. Rua Barão de Mesquita, 235 – Tijuca. Telefone: (21) 2568-7128.